(retirando o Street View Trekker) Bem, vamos começar?
Bem, sou o Kei Kawai, da Google. Juntei-me à empresa em 2007, por isso para o ano será o meu sétimo aniversário. Pouco depois de ter entrado, o meu chefe disse-me para fazer o Google Maps. O meu primeiro pensamento foi: “O quê?! Mapas?!” A minha base é engenharia, e para mim “Google” era sinónimo de pesquisa, por isso só me tinha ocorrido que iria trabalhar nesse campo.
Recebeste instruções para realizares um trabalho completamente diferente do que estavas à espera.
Exatamente. Mas assim que comecei, descobri que os mapas são um tema vasto e muito interessante.
Exatamente. A maioria dos serviços da Google está completamente confinada à Internet, mas um mapa não. É interessante como se forma uma ligação recíproca entre a Internet e o mundo real.
Nunca se sabe. Do mesmo modo que tu passaste por essa experiência, Kawai-san, se algum dos nossos leitores não achar o seu trabalho interessante e tiver uma ideia negativa sobre ele, podes dizer-lhe: “Se insistires um pouco mais, pode surpreender-te ao tornar-se interessante.”
Acredito piamente nisso. Depois desse período, o Google Maps expandiu-se pelos EUA e começámos a discutir a possibilidade de levarmos o projeto a outros países. Eu era o responsável pelo Japão, mas em 2011, quando chegou a altura de expandir a Street View para a Europa e para África, regressei à sede da empresa nos EUA e geri o projeto Street View para o mundo inteiro.
Então temos um cidadão japonês a gerir a Street View, que agora está disponível em todo o mundo.
Tanto quanto sabes, como começou a Street View? Já era difícil fazer apenas os mapas, mas tinhas de começar do nada e andar por todo o lado a tirar fotografias de cada local, o que requeria muita determinação.
Sim. Mas o projeto não começou com uma ambição desmedida. A grande maioria dos projetos da Google começa ao nível das bases – do tipo: “Seria fantástico se conseguíssemos fazer isto...”
Boa! (risos) O que tornou a Street View diferente foi o dia em que Larry Page, cofundador e atual CEO da Google, trouxe para o escritório um vídeo que tinha filmado no carro no lugar do passageiro. Perguntou à equipa se conseguia fazer algo com aquele vídeo.
Ah… Deve ter sido essa a inspiração. A ideia de organizar dados de paisagens em todo o mundo começou logo em casa.