Agora que os pontos de retransmissão StreetPass já existem, gostaria que cada um de vocês falasse um pouco sobre o que pensa disso. Vamos começar aqui à esquerda com Matsuoka-san e seguimos a ordem da mesa.
Na noite do lançamento, fui a uma loja de rua e não estava lá ninguém. Senti-me incrivelmente aliviado por ver a luz verde.
A minha mãe adora Animal Crossing e anda sempre com a sua Nintendo 3DS, até quando vai às compras.
Quando se vai a Quioto ou a Tóquio há muitas ocorrências, mas a nível local... A minha mãe vive na província onde encontra três ou no máximo cinco pessoas, e sempre disse que gostava de se cruzar com mais utilizadores. Mas quando lhe perguntei como estavam as coisas depois do lançamento dos pontos de retransmissão StreetPass, disse-me que havia mais ocorrências. Quando fui lá a casa, pedi-lhe para me mostrar a sua Nintendo 3DS e, de facto, havia mais encontros StreetPass. Até eu fiquei surpreendido ao ver que funcionava mesmo.
Sim. Ele descobriu a funcionalidade StreetPass sozinho, percebeu como funcionava o HH Showcase e achou muito divertido. Começou a andar com a Nintendo 3DS no bolso quando ia às compras, mas era raro passar por outro utilizador. Quando lhe falei nos pontos de retransmissão, ficou muito contente. Faço uma aposta que agora vai à mercearia todos os dias! (risos)
Depois de o serviço ter arrancado, fui à Internet ver o que as pessoas andavam a dizer e vi coisas do género “Vivo no campo, por isso é uma grande ajuda!” e “Acabei de ter a minha primeira experiência StreetPass!”. Fiquei muito contente. A minha terra tem ainda menos pessoas do que a de Inoue-san, e no dia em que os pontos de retransmissão StreetPass foram lançados tinha a certeza de que ninguém os usaria.
Estava! Já mencionei a ferramenta Fluentd que usámos para agrupar dados de acesso. Também usámos um serviço chamado Amazon Redshift31 para analisar dados. Foi por causa disso que conseguimos monitorizar a utilização quase em tempo real. Fui ver seis horas depois de o serviço ter iniciado e já havia 40 ocorrências. As pessoas estavam a usá-lo e fiquei muito entusiasmado. (risos)31. Amazon Redshift: Sendo um dos serviços de nuvem oferecidos por AWS, o Amazon Redshift é um sistema capaz de realizar análises de dados em grande escala.
Fiquei surpreendido com a dimensão da resposta desde o dia do lançamento. Tal como Iwata-san disse no início desta entrevista, não houve um aviso prévio no Japão sobre a implementação deste serviço – não recebeu muita atenção e começou quase secretamente – e achei que iria ganhar fama aos poucos, por isso nunca imaginei que fôssemos um dia convidados para vir falar com o Iwata-san! (risos)
Já que tantas pessoas o usam, foi um excelente investimento criar os pontos de retransmissão StreetPass. (risos)
Venho de bicicleta para o trabalho. Como fui uma das pessoas que deu a ideia original, na noite em que o serviço foi lançado fui espreitar sete pontos de retransmissão diferentes a caminho de casa.
As pessoas não iriam conseguir usar os pontos de retransmissão se não tivessem atualizado as suas consolas antes.