Precisamente.
Enquanto Yamazaki-san punha a sua Nintendo DS num cacifo a moedas, decidi pedir ao departamento de Marketing para procurar um meio para carregar a bateria da consola em qualquer lugar. Sem acesso a uma tomada, seria impossível ativar o serviço porque teríamos de mudar as pilhas todos os dias.
Mas as instalações tinham de ser feitas manualmente, por isso não podíamos disponibilizar muitos pontos e tínhamos muitas limitações nessa altura. Mas vocês trabalharam arduamente porque queriam que as pessoas tivessem acesso ao Modo Tag, pelo menos uma vez, em nintendogs.
Depois disso, foi lançado Dragon Quest IX: Sentinels of the Starry Skies7 e o Bar Luida8 tornou-se um sítio muito frequentado.7. Dragon Quest IX: Sentinels of the Starry Skies: Título RPG lançado pela Square Enix para a consola Nintendo DS em julho de 2010. O Modo Tag permitia aos jogadores partilharem mapas de tesouro de áreas já jogadas.8. Bar Luida: Um espaço criado pela loja de eletrónica Yodobashi Camera’s Akiba em Akihabara, Tóquio, onde os fãs de Dragon Quest IX podiam encontrar-se através do Modo Tag. Mais tarde, abriu um bar oficial em Roppongi, Tóquio.
Completamente! (risos) A minha intenção era que o Modo Tag ganhasse fama com nintendogs, por isso, sinceramente, senti-me muito frustrado por ter acontecido com Dragon Quest IX: Sentinels of the Starry Skies. Mas foi graças a isso que muitas pessoas experimentaram o Modo Tag, considerando-o divertido. Foi por esse motivo que o plano de incluir o Modo Tag na consola desde o início surgiu muito cedo no desenvolvimento da Nintendo 3DS.
Sim, sim. Se não fosse a explosão de atividade em torno do Bar Luida para além do Modo Tag para o título nintendogs, talvez não nos tivéssemos focado no StreetPass nem desenvolvido a Nintendo 3DS da forma como fizemos – e não estaríamos aqui hoje.
Bem, já se passaram cerca de dois anos e meio desde que a Nintendo 3DS foi lançada e agora temos os pontos de retransmissão StreetPass. Podem explicar como é que isto funciona? Acho que alguns dos nossos leitores poderão não perceber inteiramente do que se trata.
Claro. Para simplificar as coisas, podemos dizer que os pontos de retransmissão StreetPass existem por todo o mundo sob a forma de pontos de acesso à Internet wi-fi a que as consolas Nintendo 3DS se ligam automaticamente, bastando para isso que os utilizadores passeiem com as suas consolas. Por exemplo, nos EUA existem AT&T Wi-Fi Hot Spots9, e há vários pontos de acesso na Europa. No Japão há lojas de conveniência e restaurantes McDonalds que funcionam como pontos de acesso Nintendo Zone10 e há estações Nintendo 3DS em lojas de eletrónica. Ao ligar a consola à Internet nesses locais, recebes automaticamente serviços de Internet fornecidos pela Nintendo sem teres de alterar a configuração das ligações manualmente.9. AT&T Wi-Fi Hot Spots: Serviço sem fios operado pela AT&T, a maior empresa de telecomunicações nos EUA.10. Nintendo Zone: Serviço que permite aos utilizadores desfrutarem de uma grande variedade de conteúdos em lojas e estações por toda a Europa, através das funcionalidades de comunicação sem fios da consola Nintendo DS ou Nintendo 3DS.
É verdade. Os pontos de retransmissão StreetPass utilizam as infraestruturas existentes para que a Nintendo 3DS que te acompanha se ligue a um ponto de acesso, carregando assim os teus dados StreetPass. Se mais alguma consola já se tiver ligado a esse mesmo ponto de acesso, os dados StreetPass do outro utilizador serão transferidos para a tua Nintendo 3DS.
Então, apesar de continuar a chamar-se StreetPass, trata-se de um caminho virtual mediado pelo ponto de acesso.