Bem-vindo ao guia do comprador Nintendo! Essa sessão da nossa página na internet é dedicada à você, para que tenha certeza que está escolhendo os jogos que melhor provêm diversão para sua família.

Nessa sessão você encontrará informações detalhadas sobre:

 

Como posso usar a classificação indicativa dos jogos para determinar se o conteúdo é apropriado para a minha família?

Para assegurar que você esteja informado sobre o conteúdo dos nossos títulos de software, a Nintendo e suas empresas terceirizadas submeteram seus jogos ao conselho de classificação do show business chamado "Entertainment Software Rating Board" - ESRB (Conselho de classificação para softwares de entretenimento). As embalagens brasileiras de jogos Nintendo 3DS também terão a classificação indicativa do Departamento de Justiça, Classificação, Título e Qualificação (DJCTQ). Para mais informações sobre DJCTQ e suas avaliações, consulte o site www.mj.gov.br/classificacao.

Sobre a ESRB
Estabelecido em 1994, ESRB é uma organização independente responsável pela revisão e classificação dos conteúdos dos videogames. Cada jogo que aparece em um console Nintendo foi classificado pela ESRB. Membros do congresso, grupos de defesa à criança e ao adolescente, revendedores e desenvolvedores de jogos tem elogiado muito o sistema classificatório do ESRB.

As pessoas que classificam os jogos
O ESRB usa especialistas altamente treinados, de vários campos diferentes, para fazer a revisão dos jogos e determinar à qual categoria tal jogo pertence. Os especialistas não são afiliados com nenhuma empresa ou publicadores da indústria de videogames.

Qual informação é fornecida com a classificação?
Uma vez que um jogo tenha sido revisado, uma classificação lhe é dado, e às vezes, uma ou mais descrições do seu conteúdo. Essas que são utilizadas para fornecer informações sobre o tipo de conteúdo que o jogo tem, e para qual faixa etária tal conteúdo é apropriado. A classificação indicativa é encontrada na frente da embalagem do jogo, e a descrição do conteúdo, quando disponível, estará no verso.

As classificações indicativas que um jogo pode receber são:

EC (criança pequenas) - pode ser recomendado para crianças de 3 anos ou mais. Não contém nenhum conteúdo que os pais possam achar impróprio. Esta avaliação é comparável com a classificação indicativa DJCTQ "ER".
E (todos) - são recomendados para crianças de 6 anos ou mais. Os títulos nessa categoria podem conter mínima violência leve ou animada, e/ou uso ocasional de palavrões leves. Esta avaliação é comparável com a classificação indicativa DJCTQ "Livre".
E10+ (todos maiores de 9 anos) - são recomendados para crianças de 10 anos e mais. Os títulos nessa categoria podem conter violência moderada ou animada, palavrões leves e/ou temas sugestivos. Esta avaliação é comparável com a classificação indicativa DJCTQ "10 anos".
T (adolescentes) - são recomendados para jovens de 13 anos ou mais. Os títulos nessa categoria podem conter violência, temas sugestivos, uso leve de sangue, apostas simuladas, uso de linguagem e humor vulgar. Esta avaliação é comparável com a classificação indicativa DJCTQ "12 anos" e "14 anos".
M (adulto) - são recomendados para pessoas de 17 anos e mais. Os títulos nessa categoria contêm extrema violência, uso realista de sangue, conteúdo sexual e/ou linguagem forte. Esta avaliação é comparável com a classificação indicativa DJCTQ "16 anos" e "18 anos".
AO (somente adultos) - deve ser jogado somente por pessoas de 18 anos e mais. Os títulos nessa categoria podem incluir cenas prolongadas de extrema violência e/ou sexo explícito e nudez.*
RP (classificação pendente) - esses títulos foram submetidos à avaliação da ESRB e estão esperando uma avaliação final. (Esse símbolo aparece somente em propagandas antes do lançamento de um jogo.)

 

Kids to Adult (Crianças até adultos/não é mais usado)
Ainda que essa classificação indicativa tenha sido extinta em 1998, pode ser que você veja esse símbolo em alguns jogos antigos. Títulos classificados como "Crianças até adultos (K-A)" podem ter conteúdos recomendáveis para pessoas de 6 anos e mais. Podem conter violência leve, travessuras cômicas (por exemplo, comédia grotesca), ou linguagem grosseira.

*Saiba que a Nintendo não vende nem licencia jogos que foram classificados "AO" (somente adultos) pelo ESRB.

Descrição de conteúdo: Além da classificação indicativa encontrada na frente das embalagens dos jogos, o ESRB fornece informação adicional na forma de "descrições de conteúdo", que podem ser encontradas no verso das embalagens.

Exemplo de uma descrição de conteúdo

Descrições de conteúdo dão mais detalhes sobre o conteúdo de um jogo caso o conselho de classificação indicativa acredite que isso possa preocupar alguns compradores. Por exemplo, se um jogo contém características violentas, a descrição de conteúdo pode ajudar descrever o grau dessa violência (animada, leve, etc). Se no verso da embalagem de um jogo não houver uma descrição de conteúdo, o conselho de classificação indicativa acredita que tal produto não apresenta um conteúdo que deva ser enfatizado.

Está curioso(a) sobre um jogo específico do console Nintendo? Use a nossa Lista de jogos para classificações, critícas, imagens dos jogos e muito mais.

O ESRB tem uma página na internet www.esrb.org que fornece informação classificatória sobre um jogo específico e também informações tanto sobre as categorias de classificação etária quanto as descrições de conteúdo. O site ainda oferece uma ferramenta poderosa de busca que lhe permite procurar jogos por classificação indicativa, título, plataforma, empresa terceirizada, e até mesmo por descrições de conteúdo específicas. Usando a ferramenta de busca você pode, por exemplo, selecionar a plataforma (Nintendo Wii, nesse caso) ou também pelas categorias classificatórias que você ache mais apropriada para sua família, e o site lhe mostrará uma lista de títulos que correspondem aos critérios escolhidos, com informação completa sobre a classificação indicativa. Além da ferramenta de busca, o site do ESRB também possui uma sessão super útil sobre recursos para os pais (http://www.esrb.org/about/resources.jsp) que dá dicas sobre videogames e também links para outros sites com informações adicionais para ajudar os pais a escolher jogos para seus filhos crianças e famílias.


Como posso prever um jogo e saber mais a seu respeito antes de comprá-lo?

Há muitas maneiras de prever um jogo antes que você decida comprá-lo:

  • Pesquise um título de software em Nintendo.com (Veja abaixo)
  • Leia as críticas da revista Nintendo Power
  • Alugue antes de jogá-lo
  • Pesquise um título de software em Nintendo.com. Nosso site fornece informação detalhada sobre a maioria dos jogos para o Wii e para o Nintendo DS. Para acessar essa informação, clique em "Jogos" na parte superior da página de internet. Se o jogo que você está interessado não estiver sendo exibido, ou se você gostaria de filtrar sua busca por categorias, como classificação indicativa (ESRB), número de jogadores, e tipo de jogo, selecione o Guia de jogo.
Detalhes:
 Perfil do jogo - Visualize a capa do jogo, baixe o manual (se disponível) e localize um revendedor.
 Informação sobre o jogo - Leia a sinopse do jogo, veja quais são as características, visualize cenas do jogo (se disponível) e acesse quaisquer download, caso sejam disponíveis.
 Descrição - Leia a descrição do jogo para ajudar a determinar se o jogo seria uma boa escolha para você e sua família. Essa parte frequentemente descreverá as jogadas e os objetivos do jogo. Usando esta informação você poderá ter uma idéia melhor do que esperar do jogo.
 Detalhes do jogo - Saiba qual é o tipo de jogo, com quantos jogadores você pode brincar, quando será lançado, e mais.
 Classificação indicativa (ESRB) - Todos os nossos jogos são classificados por faixa etária pelo ESRB.
  • Pesquise um título de software a partir das críticas na revista Nintendo Power. Publicada pela Future US Inc., Nintendo Power é uma publicação mensal dedicada aos jogos e consoles da Nintendo. A revista tem normalmente 120 páginas ou mais, a cada mês e é repleta de códigos, dicas e críticas dos jogos. Essas críticas enfatizam o conteúdo, gráficos, controle de jogo, rejogabilidade do jogo, classificação indicativa e muito mais, sobre vários títulos de jogos lançados para os nossos consoles. Para informações sobre assinatura, encomendar edições anteriores, e mais, visite www.nintendopower.com.
  • Pesquise um jogo, alugando-o primeiro. Muitas locadoras de vídeo, desde Blockbuster ao supermercado do seu bairro, alugam jogos para os nossos consoles. Alugar e jogar um jogo específico é a melhor maneira de garantir que o título é apropriado pra você e sua família.


 

Como posso determinar quais os tipos de jogos (ação, aventura, esportes) são mais apropriados para a faixa etária e habilidade do meu filho?

Você deve levar em consideração as seguintes informações quando estiver determinando quais jogos são mais apropriados para seus filhos:

É importante saber que na idade de 8 ou 9 anos, a maioria das crianças tem o nível de leitura, habilidade de resolução de problemas e coordenação motora necessários para jogar quase todos os jogos. Após essa faixa etária, é mais importante determinar quais são os tipos de jogos que seu filho gosta de jogar e qual é o conteúdo mais apropriado para sua família. Para ajuda em como determinar o conteúdo apropriado, visite a nossa sessão selecionando os melhores jogos para a minha família.

Para crianças menores de 8 ou 9 anos, você deve prestar melhor atenção ao nível de leitura, habilidade de resolução de problemas e coordenação motora deles para determinar qual é a melhor opção de jogos a serem comprados.

Há muitas categorias de videogames, tais como: ação, aventura, esportes, corrida de carro, interpretação de personagens, quebra-cabeça, etc. Para um resumo rápido das habilidades necessárias para as diferentes categorias dos jogos, queira consultar o quadro abaixo:

Categoria Nível de destreza mínimo Principais habilidades necessárias Exemplos de jogos
Quebra-cabeça Iniciante Resolução de problemas, coordenação motora Picross DS, Tetris series
Luta Intermediário Coordenação motora Super Smash Bros. Melee, Soul Calibur II
Corrida de carro Iniciante Coordenação motora Excite Truck, Mario Kart series
Jogo de interpretação de personagens (RPG) Intermediário Leitura, resolução de problemas Final Fantasy series, Pokémon series
Ação Iniciante Coordenação motora, leitura Metroid series, Wario World
Esportes Iniciante Coordenação motora Wii Sports, Mario Tennis
Aventura Intermediário Leitura, resolução de problemas The Legend of Zelda: Twilight Princess, Super Mario Galaxy
Primeira pessoa Intermediário Coordenação motora Metroid Prime, Red Steel
Estratégia/Simulação Iniciante a Avançado Leitura, resolução de problemas Animal Crossing, Nintendogs
Jogos de arcade Iniciante Coordenação motora Namco Museum, Midway’s Arcade Hits
Outros (jogos de tabuleiro, jogos de ritmo, jogos de cartas e casino, etc.) Intermediário Coordenação motora, familiridade com as regras do jogo. Mario Party series, WarioWare series

Qual é o nível de leitura da criança?

Se a criança não é capaz de ler frases e vocabulários complicados, talvez você queira evitar os jogos de interpretação de personagens (RPG), jogos de estratégia e aventura. Normalmente, esses jogos têm uma grande quantidade de textos escritos. E como a término do jogo depende enormemente na compreensão do texto, muitas crianças que ainda não sabem ler ficarão perdidas no context do jogo. Quebra-cabeça, jogos de ação e corrida são as melhores opções para àqueles que ainda estão aprendendo a ler.

Qual é o nível da habilidade de resolução de problemas da criança?

Quando é dado um quebra-cabeça para uma criança montar, ela tem a tendência de desistir rapidamente ou ela fica tentando montar? Jogadores que gostam de desafios intelectuais tendem a preferir jogos como quebra-cabeça, aventura, RPG e alguns jogos de ação. Alguns desses jogos, no entanto, exigirão eventualmente uma habilidade de leitura mais forte. Especialmente para jogos de aventura, pesquisas adicionais são aconselhadas. Pesquisando os artigos na Nintendo Power e na página na internet, você pode obter melhores informações sobre o jogo, ou primeiro alugando o jogo para ver se a criança consegue entender e se divertir. Clique aqui para maiores informações sobre pesquisa de jogos.

Como é a coordenação motora do jogador?

A criança gosta de trabalhar com as mãos? Ela é bem sucedida com atividades que exigem coordenação motora fina, tais como colorir os espaços entre letras e linhas? Quanto melhor a coordenação motora da criança, maior será sua diversão com jogos de ação, esportes e corrida. Esses jogos também pode ajudar a desenvolver essas habilidades e frequentemente oferecem diferentes níveis de dificuldade para atender ao nível de destreza do jogador. Se uma criança ainda estiver desenvolvendo essa habilidade, títulos de entretenimento educacional são as melhores opções para começar. Esses títulos são normalmente de personagens infantis populares, o que ajuda os jovens jogadores à ficarem mais à vontade enquanto jogam.